Colégio São Matheus

ETAPAS:

1º ao 3º ano

Objetivos:

O ENSINO MÉDIO tem por objetivos:
* A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos.
* A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.
* O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
* A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

Currículo:

O currículo do Ensino Médio terá uma Base Nacional Comum, compreendendo:
* Linguagens e códigos, tendo como conteúdo específico:
- Língua Portuguesa e Literatura, Educação Física e Educação Artística.
* Ciências Humanas, tendo como conteúdo específico:
- História e Geografia.
* Ciências Naturais e Matemática, tendo como conteúdo específico:
- Física, Química, Biologia e Matemática.
* Parte Diversificada compreendendo:
- Língua Estrangeira Moderna, tendo como conteúdo específico a Língua Inglesa.

DURAÇÃO: Três anos.

REGIME: Seriado anual

CARGA HORÁRIA: A carga horária total do Ensino Médio depende do período de funcionamento do curso, e diferenciada para o primeiro ano do Ensino Médio, da seguinte forma:
- Primeira série do Ensino Médio - Manhã, a carga horária anual é de 880 horas, com aulas de 60 minutos e excluindo o horário destinado ao intervalo, sendo 680 horas referentes à Base Nacional Comum e 200 horas à parte diversificada. Com um total de 2640 horas, sendo 2040 horas referentes à Base Nacional Comum e 600 horas à parte diversificada.
- Segunda e Terceira série - Manhã = 2640 horas, sendo 2400 horas referentes à Base Nacional Comum e 240 horas à parte diversificada. A carga horária anual é de 880 horas, com aulas de 60 minutos, excluindo o horário destinado ao intervalo.
- Ensino Médio - Noturno = 2400 horas, sendo 2160 horas referentes à Base Nacional Comum e 240 horas a parte diversificada. A carga horária anual é de 800 horas, com aulas de 60 minutos, incluindo o período destinado ao intervalo.

Matrícula:

A matrícula será efetuada mediante requerimento do aluno ou se menor de seu representante legal , que aporá ciência concordando com os termos do Regimento Escolar deferido pelo Diretor, instruída com a seguinte documentação:
I - Certidão de Nascimento ou documentação equivalente;
II - Título de Eleitor e prova de quitação com as obrigações eleitorais, se maior de 18(dezoito) anos;
III - Cédula de Identidade;
IV - Certificado de Alistamento ou quitação militar se maior de 18(dezoito) anos;
V - 4 fotos 3x4;
VI - Certificado de Conclusão do Ensino Fundametal, ou equivalente, revestido das formalidades legais;
VII - Histórico Escolar;

São condições para a matrícula.

I - na 1ª série do Ensino Médio, a conclusão do Ensino Fundamental ou de estudos equivalentes;
II - nas demais séries do Ensino Médio, comprovação de escolaridade anterior.