Colégio São Matheus

Curso de 9 anos
1º ao 9º Ano

Objetivos:

O ENSINO FUNDAMENTAL tem por objetivo:
* O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
* A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
* O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
* O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Currículo:

O currículo do Ensino Fundamental terá uma Base Nacional Comum, dentro deste aspecto da vida cidadã, estão as seguintes questões relacionadas:
* Linguagens e códigos, tendo como conteúdo específico:
Português; Educação Física e Educação Artística.
* Ciências Humanas, tendo como conteúdo específico:
História e Geografia.
* Ciências da Natureza e Matemática, tendo como conteúdo específico:
Ciências e Programas de Saúde; Ciências Físicas e Biológicas e Matemática.
O currículo do Ensino Fundamental terá uma Parte Diversificada compreendendo:
* Língua Estrangeira Moderna, tendo como conteúdo a Língua Inglesa.
* O Ensino Religioso é facultativo para o aluno.
Sendo, sexualidade, o Meio Ambiente, o trabalho, a Ciência e tecnologia, a Cultura e as linguagens, se articulando com os conteúdos mínimos das Áreas de Conhecimento.

DURAÇÃO: Oito / Nove anos.

REGIME: Seriado anual.

CARGA HORÁRIA: A Carga horária mínima anual para o Ensino Fundamental é de 800 horas, distribuídas por um mínimo de 200 dias de efetivo trabalho escolar (LEI FEDERAL 9394/96 ), no Colégio São Matheus.
* Ensino Fundamental em 8 anos.
* de 5ª a 8ª séries = 880 horas para cada série, 4 horas e meia diária de efetivo trabalho escolar, com aulas de 60 minutos, incluído o tempo destinado ao intervalo.
* Ensino Fundamental em 9 anos.
* de 1ª a 5ª ano = 833 horas para cada série, 4 horas e meia diária de efetivo trabalho escolar, incluindo o tempo destinado ao intervalo.

Matrícula:

Idade mínima de 6 anos, a serem completados até 30 de junho, para matrícula no 1º Ano.
A matrícula será efetuada mediante requerimento do aluno ou se menor de seu representante legal, que aporá ciência concordando com os termos do Regimento Escolar deferido pelo Diretor. Contrato de prestação serviços com a mantenedora do Colégio e instruída com a seguinte documentação:
I - certidão de nascimento ou documento equivalente;
II - carteira de Vacinação;
III - cédula de Identidade quando houver;
IV - 4 fotos 3x4;
VI - histórico escolar quando houver;
VII - no 1ª ano do Ensino Fundamental, idade mínima estabelecida por lei e conforme normas do Conselho Estadual de Educação (seis anos completos até junho do ano letivo);
VIII - nas demais séries do Ensino Fundamental, comprovação da escolaridade anterior.