Colégio São Matheus

Pré-Escola I - 4 anos
Pré-Escola II - 5 anos

Objetivos:

"A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 6 anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade" (art.29 da LDB nº9394/96.
Com base na referida Lei e no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº8069, de 13 de julho de 1990) o Colégio tem por objetivo:
Oferecer atendimento educacional de qualidade às crianças de 4 e 5 anos respondendo suas necessidades básicas de higiene, alimentação, segurança, bem estar e, ao mesmo tempo, favorecer o desenvolvimento integral e harmonioso de suas potencialidades.
Desenvolver a socialização através da convivência em grupos respeitando os valores culturais, artísticos e históricos da criança, garantindo-lhe o processo de desenvolvimento.
Estabelecer relações de respeito e afeto entre as crianças e em relação aos envolvidos no processo educativo.
Propiciar o desenvolvimento da responsabilidade social da criança.
Despertar o senso de disciplina entre os alunos e conscientizá-los para a importância do respeito pelo grupo. Promover condições para o aluno firmar-se individualmente por meio da apreensão da realidade, seleção de experiências, da crítica de informações, renovação de situações e soluções.
Transmitir as informações através de uma metodologia que desenvolva a motivação e a formação do caráter.
Ministrar o ensino de forma a atender ao mesmo tempo os aspectos científicos, artísticos e práticos.
Formar a criança visando em conteúdos e métodos, segundo as fases do desenvolvimento infantil.
Respeitar um processo pedagógico uniglobal no qual as atividades de cada área se complementem mutuamente.
Desenvolver no aluno o pensamento lógico, a observação e a pesquisa de informações.
Garantir atividades e situações adequadas ao desenvolvimento físico, mental, espiritual, moral e social da criança.
Despertar no aluno o gosto pelo Colégio e pelo estudo.
Garantir o direito dos pais de ter ciência do processo pedagógico, através da formulação de relatórios individuais e reuniões periódicas com os professores.
Informar e orientar os pais diante de situações onde os desenvolvimentos cognitivos, físicos ou emocional da criança estiver apresentando características inadequadas à sua fase de desenvolvimento.

Currículo:

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil define dois âmbitos de experiências: Formação Pessoal e Social (eixo de trabalho: Movimento, Artes Visuais, Música, Linguagem Oral e Escrita, Natureza, Sociedade e Matemática), compreende também Língua Inglesa e Informática. O Ensino Religioso é facultativo para o aluno.
REGIME: Seriado anual.
CARGA HORÁRIA MÍNIMA: A carga horária mínima anual para a Educação Infantil é de 800 horas, distribuídas por um mínimo de 200 dias de efetivo trabalho escolar (LDB n°9394/96).

Matrícula:

A data de abertura das matrículas será divulgada através de editais afixados na Portaria do Colégio.
A matrícula nos cursos oferecidos pelo Colégio, será dentro da escola organizada pelo Diretor, de acordo com o calendário estabelecido pelo estabelecimento.
A matrícula será efetuada mediante requerimento do representante legal do aluno, que oporá ciência concordando com os termos do Regimento Escolar e da Proposta Pedagógica, Contrato de prestação serviços com a mantenedora do Colégio, instruída com os seguintes documentos:
- Certidão de nascimento;
- Carteira de Vacina;
- 4 fotos 3x4;
- Carteira de Convênio (quando houver).